Carregando agora

Saiba como guardar seu café em grão ou moído para não perder suas características

As experiências com café são maravilhosas, não é mesmo? E para isso é fundamental que você busque formas de melhorar ainda mais essas questões. Em diversos posts que já fizemos aqui no blog, nós falamos sobre como escolher bons grãos para o seu dia a dia.

Outra questão é saber como armazenar o café e, assim, garantir que seja possível ter a melhor experiência com a bebida. Quer saber mais? Continue lendo e saiba como guardá-lo adequadamente. Boa leitura.

A importância de armazenar corretamente o seu café

Mas afinal, por que a sua preocupação com o café precisa ir além de escolher os melhores grãos? A conservação tem a ver com preservar as principais características dele e, assim, manter a possibilidade de ter um sabor impactante nas bebidas do seu dia a dia.

Algumas questões são:

  • ter sempre um sabor fresco nas suas bebidas;
  • garantir o sabor, notas aromáticas e corpo do grão;
  • evitar perdas por grãos estragados;
  • permitir brincar com notas sensoriais e, assim, criar receitas únicas e próprias.

Saiba como armazenar o café e para manter o frescor

Para que você não passe por todos esses problemas que listamos ao longo da parte anterior deste artigo, é fundamental saber como guardar bem o café e garantir que ele mantenha suas propriedades ao longo do tempo. Para isso, separamos as dicas para as melhores práticas a seguir.

Café em grão ou moído?

Pode parecer besteira, mas sabia que guardar o café em grãos garante maior qualidade do café? Com a explicação isso fica bem mais claro! Pense que, como falamos antes, o grão, quando oxida, muda e perde boa parte de suas propriedades.

Quando ele está na sua versão em grãos, ele possui mais superfície de contato, ou seja, ele, como um todo, tem menos contato com oxigênio e, assim, demora mais para oxidar. Quando você compra ele já moído, há maior contato com oxigênio e, assim, ele perde as suas propriedades mais rapidamente.

Ainda temos outro ponto aqui! Muitas vezes nós compramos os grãos moídos para serem enviados pelos Correios, ou seja, o processo de moagem acontece dias antes deles chegarem a nossa casa. Claro que, sendo café especial, teremos uma experiência bastante diferente e inovadora, mas ainda pode ser melhor explorada quando optamos por comprar o café em grãos e moer na hora.

Faça essa experiência! Temos certeza de que você sentirá a diferença! Para isso, temos opções de moedores no mercado com ótimo custo-benefício.

Não guarde o café na geladeira

Muitas pessoas no senso comum acreditam que guardar o café na geladeira auxilia a proteger as propriedades do café e, assim, seria uma melhor opção para evitar a sua oxidação. Afinal, elas são utilizadas para preservação de alimentos.

Contudo, para o café, isso não funciona. Isso porque são ambientes extremamente úmidos e isso compromete, também, a qualidade do café. Além disso, o grão é muito sensível a outros cheiros. Então, se por exemplo, você tiver algum item no local que tenha um cheiro mais forte, ele poderá absorver esse odor e, ainda, alterar o seu sabor.

Evite exposição do café ao sol e umidade

Outras questões também alteram o sabor e o aroma do café e, portanto devem ser evitadas. Duas delas são cruciais de evitar devido a isso: exposição ao sol e umidade. Por isso, é fundamentla que você escolha lugares secos e escuros.

É muito comum que as pessoas guardem o café na bancada, por facilidade de pegar os itens rapidamente no dia a dia. Contudo, apesar de ser prático, isso pode prejudicar a qualidade do seu café. Por isso, guarde-o em um ambiente que seja mais seco e que não apareça luz solar.

Para melhor conservação: opte por potes de vidro ou cerâmica

Muitas embalagens possuem válvulas e lacre de fechamento, e isso já auxilia na proteção do grão de café. Em muitos casos, você pode até mesmo contar com essas embalagens para guardar o seu café, que vai preservar as suas propriedades.

Mas quando isso não acontece, ou se você quiser uma proteção ainda maior, pode contar com potes de vidro ou cerâmica. Eles são bons para garantir maior proteção e sem transferir cheiro e sabor para os grãos (diferentemente do que ocorre com plástico, por exemplo).

Para isso, é interessante contar com potes herméticos, que permitem evitar a entrada de ar no local. Além disso, aqueles que sejam feitos com cores escuras evitam a entrada de luz externa e tendem a proteger mais os grãos.

Publicar comentário