Carregando agora

Cafeteira Italiana (moka): O guia completo para um café perfeito

Neste artigo, vamos falar sobre o surgimento da cafeteira italiana, como funciona, seus benefícios e o passo a passo de como fazer um delicioso café. Boa leitura!

O que é a cafeteira italiana e como surgiu?

Cafeteira Italiana, também conhecida pelo nome de Moka (em alusão a uma cidade do Iêmen chamada Moca onde existem ótimos cafés), surgiu em 1933.

Seu inventor foi o engenheiro Alfonso Bialetti, sendo que o contexto do surgimento se deu da seguinte forma: Alfonso observava as mulheres na hora de lavar roupa, usando um tanque com um tubo central. Na parte interna deste tubo havia água quente e sabão, de modo que a ebulição fazia pressão na água até ela chegar até as roupas. 

Alfonso então usou este princípio para criar a cafeteira italiana, sendo considerado um invento revolucionário na época. Isso porque, uma das principais características da Moka é a praticidade e facilidade em fazer café, de modo que, mesmo aqueles mais apressados ou com o tempo corrido teriam condições de saborear um café feito na Moka. 

Vale também salientar que a cafeteira italiana foi patenteada, de modo que, para ser uma Moka original, precisa ter um formato ortogonal. Bialetti pensou em tal formato em alusão às silhuetas dessas mulheres que lavavam a roupa no tanque em sua cidade. 

Como funciona a cafeteira italiana?

A Moka possui um método bastante peculiar para fazer café. Em virtude da pressão da água no interior da cafeteira, a bebida sai com um certo amargor e acidez. O seu funcionamento é com base em dois compartimentos: um para a água e outro para o café pronto. 

A ponte entre os dois compartimentos é feita por um tubo central com dois orifícios na parte de cima. À medida que a água esquenta, o vapor faz com que a pressão interna aumente, entrando em contato com o café e fazendo ele subir pelo tubo até o compartimento de cima. 

O café é colocado em um pequeno recipiente que fica entre os dois compartimentos da cafeteira. Este recipiente possui pequenos furos, que é justamente para fazer o vapor d’água entrar em contato com o pó de café e fazê-lo subir. Além disso, há uma placa metálica com orifícios no compartimento de cima, permitindo que a água sempre suba levando o café consigo. 

image Cafeteira Italiana (moka): O guia completo para um café perfeito

Como usar a Moka?

Muito provavelmente você já deve estar curioso para saber como fazer um delicioso café na Moka, não é mesmo? As etapas necessárias para isso são as seguintes:

  • primeiro de tudo, tenha um bom café em mãos;
  • desenrosque a Moka, separando os compartimentos;
  • após retirar o funil na caldeira, encha-a com água fria até o nível da válvula de segurança;
  • coloque o café até encher o funil. Use uma colher para espalhar o pó;
  • após isso, enrosque novamente os dois compartimentos e coloque a cafeteira no fogão;
  • o fogo para a preparação do café deve ser médio-baixo até que ele comece a subir e chegue até o coletor (compartimento de cima);
  • quando a água ferve a Moka emite um barulho, por isso, apague o fogo.

A cafeteira italiana é perfeita para quem gosta de apreciar cafés especiais. Não esqueça de compartilhar conosco como foi usar a receita indicada aqui, neste passo a passo. Caso seja do seu interesse, confira este artigo sobre a Prensa Francesa e um guia completo para fazer uma bebida incrível com um dos métodos mais famosos do mundo.

Publicar comentário