A comunidade por apaixonados por café tem crescido e com ela a procura por cafés especiais. Embora o valor seja um tanto maior quando comparado aos tradicionais, as pessoas estão valorizando a qualidade, a experiência e o processo de produção.
Com essa busca mais assídua, cresce também a procura por cafés com sabores e notas diferenciadas como doces, frutados, florais e exóticos, notas que vem da fermentação natural ou induzida. Essa experiência leva a produção do café especial por um caminho mais abrangente, uma vez que as pessoas estavam acostumadas apenas com o tradicional amargo e escuro.
Portanto, neste artigo, você vai descobrir como é o processo de fermentação do seu café. Boa leitura!
A fermentação do café
A fermentação é um processo usado em pães, vinhos, cervejas e outros produtos. Agora, no café, esse processo é um tanto diferente. Embora algumas pessoas idealizem que o sabor do café seja artificial, a verdade é que tudo está relacionado com o desenvolvimento e amadurecimento da fruta do café.
A fermentação é conduzida pelos produtores que controlam o processo do início ao fim. Essas mudanças trazem qualidade e novos sabores para a bebida.
A fermentação é um processo natural da polpa e da mucilagem do fruto realizada por microrganismos. Como resultado, são produzidos compostos ligados ao sabor e aroma da bebida. Ou seja, não existe um sabor artificial, mas um processo controlado para trazer uma experiência sensorial única.
Como acontece a fermentação
Existem alguns tipos de fermentação: a fermentação aberta e a fermentação submergida.
Fermentação aberta é caracterizada por fermentar o café em um sistema aberto, com a presença de oxigênio. A fermentação submergida, por outro lado, é caracterizada por fermentar o café em um sistema submergido em água limpa, sem a presença de oxigênio.
Contudo, o tempo de fermentação também influencia nas propriedades sensoriais do café, por isso, é controlado e acompanhado pelos produtores que sabem o momento certo de finalizar o processo. Quando finalizado, o café é conduzido para a retirada dos resíduos da fermentação e passar pelo processo de secagem.
Gostou deste conteúdo? Então confira o nosso artigo sobre a produção local dos cafés especiais e como eles chegam até a sua casa. Clique aqui.
Publicar comentário